sábado, 5 de setembro de 2009
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
domingo, 30 de agosto de 2009
O Umbigo Lisboeta
Depois de tanta critica ouvir, sinto-me cansado. Sinto que a cidade de que gosto tem no seu interior opositores mais fortes do que as suas próprias colinas.
D.M.S
sábado, 29 de agosto de 2009
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Percursos e Corredores
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
ATL de Carnide
Tem um pouco de tudo o que se pode desejar … história, fantástico ambiente, vizinhos simpáticos, cheirinho a pão quentinho pela manhã, muito sol, escolas, farmácias, equipamentos desportivos, ainda algum comércio tradicional (coisa rara nos tempos que correm), e dos melhores restaurantes de Lisboa, para além do muito que ainda me falta descobrir.
Obviamente há sempre lugar para melhoria e a Junta de Freguesia tem tentado melhorar e inovar sempre com os apoios que recebe. Exemplo do que acabo de dizer é o ATL construído naquilo que em tempos era um terreno baldio na Rua dos Táxis Palhinha. Aproveitando a disponibilidade do espaço e a necessidade que existia na freguesia, a Junta resolveu construir um ATL no referido terreno.
Uma vez que o terreno onde foi construído o dito ATL é contíguo ao meu prédio, confesso que fiquei um pouco apreensiva quando inicialmente vi o anúncio da sua construção. Como não houve qualquer consulta, debate ou apresentação do projecto por parte da Junta aos fregueses moradores daquela zona resolvi pedir informações sobre o mesmo ao Sr. Presidente, que prontamente me recebeu e me apresentou o projecto.
Referiu na altura que toda a legislação para o tipo de equipamento em questão estava a ser cumprida e mostrou no projecto de arquitectura os detalhes, por exemplo, do distanciamento legal do edifício do ATL ao prédio, a sua altura em relação ao ângulo do prédio, etc. Referiu ainda que mesmo urbanisticamente estavam a ser tomadas medidas para que as crianças não brincassem muito perto do prédio, ou seja, que estava planeado um canteiro junto ao prédio que os impediria de utilizar as paredes do prédio como baliza para um belo jogo de futebol, e que também para proteger os moradores da Vila Rosa do barulho estava prevista a plantação de árvores num canteiro, que serviriam de barreira sonora/visual para quem vive nos apartamentos virados para o ATL.
Confesso que até fiquei contente com a explicação do Sr. Presidente e cheguei a comentar com alguns vizinhos, dado que muitos eram os curiosos e nenhuma a informação que nos chegava.
Passados 3 anos (se a memória não me falha) o ATL está em pleno funcionamento e foi uma mais valia certamente para as famílias das muitas crianças que lá ocupam os seus tempos livres. Os vizinhos do ATL é que não têm tido tanta sorte. Vejamos: o canteiro destinado às árvores voltadas para a Vila Rosa, tem umas fantásticas hortênsias que apesar de muito bem cuidadas, de barreira sonora ou visual servem de muito pouco. Quanto ao canteiro que iria servir de barreira entre as crianças no recreio e os prédios da Travessa do Pregoeiro deu lugar a um fantástico campo de futebol onde muitas vezes as minhas janelas (tenho a sorte de morar num 1º andar) servem de apanha bolas. Este espaço nem relvado está como podem ver na foto.
Sei que é difícil agradar a todos, mas quanto a mim este tipo de projectos merece no mínimo:
- Diálogo com os moradores, mais não seja informar e explicar os projectos em questão;
- Cumprir em todos os aspectos o projecto planeado e orçamentado.
Este por enquanto falhou nos dois. Espero que a Junta termine o projecto do ATL tal como estava previsto, em projecto, e que a minha janela arrume brevemente as botas e deixe de se armar em apanha bola.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Mais cultura na nossa freguesia
Temos a sorte de Carnide ter alguns dos melhores teatros da cidade de Lisboa, porém os nossos fregueses não têm incentivos para irem aos teatros de Carnide, como por exemplo adequada informação das peças em cartaz! A nossa Junta deveria ter um papel mais activo nesta questão, mas que nos últimos 4 anos de mandato não se verificou.
Outra situação que nos desagrada profundamente é a falta de apoio aos nossos artesãos e artistas plásticos por parte do nosso poder local. Afinal onde está o apoio efectivo à cultura na nossa freguesia? Não existe? Terá sido esquecido nestes últimos 4 anos de mandato da nossa Junta?
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Telheiras
quinta-feira, 23 de julho de 2009
A crise chegou ao alcatrão...
Sou moradora em Carnide há 30 anos e não trocaria este local para viver por mais nenhum de Lisboa.
Poucas freguesias se podem gabar de ter tantos palacetes e tantas azinhagas, isto tudo porque no tempo da monarquia, Carnide era a zona de recreio da nobreza.
Ora, é uma pena que a Junta de Freguesia não tenha em consideração a história de Carnide e não tente em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, de fazer a reabilitação destes palacetes. É como as azinhagas só quem passa por elas é que se apercebe do mau estado em que se encontram, por exemplo, para nos deslocarmos ao Teatro de Carnide o pavimento está de tal maneira em mau estado que é preferível ir a pé do que de carro, sujeitamo-nos ainda a partir a suspensão da viatura, mesmo tendo em consideração que é uma das vias por onde a população se desloca para o Centro de Saúde de Carnide, admira-me que a Junta não tenha ainda feito um tapete novo tal como foi feito junto à Creche que foi inaugurada e que logo se apressaram em tornar o pavimento transitável.
Fica aqui um apelo à Junta para repavimentar as nossas azinhagas e tornar Carnide cada vez mais atraente.
Papoila
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Quinta do Bom Nome
Vimos desta forma mostrar algo a nosso ver incompreensível. Há na Quinta do Bom Nome duas situações que não se entendem. Por um lado temos uma ciclo via, ou uma amostra da mesma. A tal passagem de bicicletas termina, imagine-se, a meio. É de facto impressionante...
A segunda é algo que nem sabemos como descrever...falamos de um "rectângulo" de cimento construído no meio da estrada. Supostamente para que os veículos automóveis diminuíssem a velocidade, a nosso ver é pura e simplesmente algo que será muito propício a acidentes e esteticamente inqualificável.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Associação Antigos Alunos Escola Vergílio Ferreira – Secundária de Carnide
É importante que o espírito vivido pelos antigos alunos desta escola se mantenha, e nada melhor do que formar um grupo em que haja troca de experiências e em que possa haver uma ajuda efectiva para que a Escola Secundária Vergílio Ferreira continue a ser uma das melhores no nosso país.
As inscrições na AAAEVF continuam abertas, bastando para isso enviar para aaaevf.sec.carnide@gmail.com os seguintes dados: nome, nº de telemóvel e e-mail.
É importante também dar a conhecer a fantástica festa realizada na Escola Vergílio Ferreira, no passado dia 5 de Junho de 2009, em que participaram todos os alunos do 12º ano como também um grande nome do panorama musical português – o pianista Domingos António!
Foi nesta festa que foi apresentada oficialmente a AAAEVF! Esta associação tem como principal objectivo uma real ajuda no desenvolvimento de alguns projectos de apoio aos alunos e cooperação com o excelente trabalho desempenhado pelos docentes.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Olhar Carnide!
Temos um património riquíssimo, temos Igrejas (Igreja da Luz e Igreja de S.Lourenço), temos Conventos (Convento de Santa Teresa e Convento de S.João da Cruz), temos quintas e jardins.
Somos a génese de uma freguesia participativa, preocupada com o bem público. Pertencem á nossa freguesia diversas associações, que desenvolvem o seu trabalho sobre as mais diversas áreas.
