quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ATL de Carnide

Sou moradora da zona histórica da Freguesia de Carnide há 5 anos e a cada dia que passa sinto que efectivamente escolhi a freguesia certa para morar. Quem nunca por lá passou convido a um passeio por este cantinho do céu em plena Lisboa.
Tem um pouco de tudo o que se pode desejar … história, fantástico ambiente, vizinhos simpáticos, cheirinho a pão quentinho pela manhã, muito sol, escolas, farmácias, equipamentos desportivos, ainda algum comércio tradicional (coisa rara nos tempos que correm), e dos melhores restaurantes de Lisboa, para além do muito que ainda me falta descobrir.

Obviamente há sempre lugar para melhoria e a Junta de Freguesia tem tentado melhorar e inovar sempre com os apoios que recebe. Exemplo do que acabo de dizer é o ATL construído naquilo que em tempos era um terreno baldio na Rua dos Táxis Palhinha. Aproveitando a disponibilidade do espaço e a necessidade que existia na freguesia, a Junta resolveu construir um ATL no referido terreno.

Uma vez que o terreno onde foi construído o dito ATL é contíguo ao meu prédio, confesso que fiquei um pouco apreensiva quando inicialmente vi o anúncio da sua construção. Como não houve qualquer consulta, debate ou apresentação do projecto por parte da Junta aos fregueses moradores daquela zona resolvi pedir informações sobre o mesmo ao Sr. Presidente, que prontamente me recebeu e me apresentou o projecto.

Referiu na altura que toda a legislação para o tipo de equipamento em questão estava a ser cumprida e mostrou no projecto de arquitectura os detalhes, por exemplo, do distanciamento legal do edifício do ATL ao prédio, a sua altura em relação ao ângulo do prédio, etc. Referiu ainda que mesmo urbanisticamente estavam a ser tomadas medidas para que as crianças não brincassem muito perto do prédio, ou seja, que estava planeado um canteiro junto ao prédio que os impediria de utilizar as paredes do prédio como baliza para um belo jogo de futebol, e que também para proteger os moradores da Vila Rosa do barulho estava prevista a plantação de árvores num canteiro, que serviriam de barreira sonora/visual para quem vive nos apartamentos virados para o ATL.

Confesso que até fiquei contente com a explicação do Sr. Presidente e cheguei a comentar com alguns vizinhos, dado que muitos eram os curiosos e nenhuma a informação que nos chegava.

Passados 3 anos (se a memória não me falha) o ATL está em pleno funcionamento e foi uma mais valia certamente para as famílias das muitas crianças que lá ocupam os seus tempos livres. Os vizinhos do ATL é que não têm tido tanta sorte. Vejamos: o canteiro destinado às árvores voltadas para a Vila Rosa, tem umas fantásticas hortênsias que apesar de muito bem cuidadas, de barreira sonora ou visual servem de muito pouco. Quanto ao canteiro que iria servir de barreira entre as crianças no recreio e os prédios da Travessa do Pregoeiro deu lugar a um fantástico campo de futebol onde muitas vezes as minhas janelas (tenho a sorte de morar num 1º andar) servem de apanha bolas. Este espaço nem relvado está como podem ver na foto.













Para além de não ser agradável para os moradores, penso que também para as crianças não é muito seguro andarem a brincar neste espaço que por vezes se encontra completamente enlameado.

Sei que é difícil agradar a todos, mas quanto a mim este tipo de projectos merece no mínimo:
- Diálogo com os moradores, mais não seja informar e explicar os projectos em questão;
- Cumprir em todos os aspectos o projecto planeado e orçamentado.

Este por enquanto falhou nos dois. Espero que a Junta termine o projecto do ATL tal como estava previsto, em projecto, e que a minha janela arrume brevemente as botas e deixe de se armar em apanha bola.
Ana Pereira

2 comentários:

  1. Ana Pereira, também vivo em Carnide e concordo consigo. Nos pormenores é que se pode ver a diferença e parece-me que apesar de gostarmos todos muito de viver em Carnide há pormenores que a Junta de Freguesia tem que dar mais atenção e também deve fazer os possiveis por cumprir as suas promessas.
    Só é pena que o Senhor Presidente da Junta não intervenha neste blogue e apresente os seus factos.
    Só se todos participarmos poderemos dar utilidade a este blogue.
    Sou a visita nº 1164 e há apenas 7 participações, parece-me pouco!

    ResponderEliminar
  2. É uma realidade que promessas há muitas...mas cumpri-las já é mais complicado...E concordo com a Martinha, devia haver a participação do Sr. Presidente da Junta, para que as respostas às perguntas dos moradores fossem melhor respondidas e à frente de todos...desse modo tornando mais transparente a opinião da junta acerca dos diversos problemas da freguesia...

    ResponderEliminar