domingo, 30 de agosto de 2009

O Umbigo Lisboeta

A meu ver não se tratam de obras. Podemos falar de ciclovias, jardins, parques, estradas, edifícios, o que se quiser. Mas o problema está na alma das políticas, mais do que nas suas concretizações, ou melhor, na sua realização.
Aquilo que procuramos é uma cidade melhor, onde se tenha orgulho e prazer dizer “sou lisboeta”. Eu tenho esse orgulho e cada vez mais esse prazer. É porque é importante a mobilidade que é necessário tratar das vias. É porque é necessário os lisboetas terem lugar para colocar uma das grandes conquistas da civilização, que é o carro, que é importante que sejam criados lugares de estacionamento. É porque é necessária a actividade física que é importante criar condições para que, aqueles que amam a cidade e que gostam de a viver, possam, com segurança e conforto, pratica-la. É porque é importante uma cidade viva e dinâmica que é necessário promover a cultura. É por tudo isto que é necessário, importante, e por muito mais, que é preciso, antes de olhar para as obras, criticando-as, olhar para o seu objectivo, reflectindo sobre ele.
Tenho ouvido uma chuva de criticas, aqui em Carnide, sobre aquilo que se faz, sobre aquilo que se deveria fazer. Criticas à concretização, depois de, como se sabe os seus objectivos serem reflectidos não por um autoritário por si, mas num diálogo aberto e esclarecido.
Depois de tanta critica ouvir, sinto-me cansado. Sinto que a cidade de que gosto tem no seu interior opositores mais fortes do que as suas próprias colinas.
E por tudo isto venho dizer, como cidadão amante, que Gosto de Lisboa, que Gosto de Carnide. E por tudo isto escrevo estas palavras de conciliação com a minha, a nossa cidade.

D.M.S

1 comentário: