quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Percursos e Corredores

Devido á "confusão" que as ciclovias têm gerado na freguesia serve o presente texto para tentar desmistificar alguns dos receios levantados pelos fregueses. O texto que passo a citar foi, oportunamente, entregue pela Câmara Municipal de Lisboa na Junta de Freguesia de Carnide sob a forma de um panfleto. A dita Junta decidiu não divulgar o mesmo. Pretendendo este espaço ser de informação dos assuntos importantes da Freguesia o conteúdo do mesmo será agora revelado para um melhor esclarecimento de todos.
"À semelhança das principais capitais europeias, Lisboa terá uma rede de Percursos e Corredores, que vai beneficiar globalmente a qualidade do espaço público da Cidade. Com esta obra a CML pretende:
1- Optimizar as áreas destinadas a estacionamento preferencial para residentes (serão cerca de 19 novos lugares na Av. do Colégio Militar e 82 na Rua Fernando Namora, será legalizado o estacionamento informal na Rua do Seminário).
2- Alargar os passeios, removendo barreiras arquitectónicas e melhorando a boa acessibilidade para todos (a Rua do Seminário será parcialmente pedonalizada com estacionamento para residentes, permitindo a circulação de peões e automóveis).
3- Introduzir ou renovar o arvoredo de alinhamento (vão ser plantadas cerca de 19 novas árvores na Av. do Colégio Militar e 39 novas árvores na Rua Fernando Namora).
4- Criar um percurso ciclável, que ofereça segurança para todos.
Esta obra terá CUSTO ZERO para a Câmara Municipal de Lisboa
Nas Av. do Colégio Militar e na Rua Fernando Namora, face à impossibilidade de alargar as áreas pedonais, esta valorização da qualidade do espaço público é feita suprimindo uma faixa de circulação automóvel nos troços intermédios destes eixos, mantendo-se as quatro faixas no topo das ruas junto aos cruzamentos, de forma a garantir a fluidez do trânsito.
Esta solução permite manter a capacidade de escoamento rodoviário, de cada um dos eixos, dado que se mantêm as quatro faixas no topo de cada uma das avenidas junto aos semáforos, bem como o espaço suficiente para manter as filas de acumulação actuais. Desta forma, mantém-se a capacidade de escoamento actual, seguindo sempre uma estratégia de valorização de qualidade ambiental e de renovação das áreas consolidadas.
Tentaremos concluir estas obras rapidamente, para minimizar os incómodos causados durante a intervenção.
Obra a obra estamos a melhorar Lisboa.
O pelouro do Ambiente Urbano e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa"

1 comentário:

  1. Como habitante da Qta da Luz/Carnide/Lisboa considero importantes e positivas as alterações que foram feitas!
    Preocupa-me os espaços de paragem onde os autocarros encostam para as pessoas entrarem e sairem! Parecem-me muito estreitos o que podem originar que os autocarros não encostem o suficiente e vedem a passagem aos automóveis em circulação. Também vejo muitos passeios e estacionamentos a terminarem em bico em vez de serem redondos.

    Já era tempo de começarmos a mudar Lisboa! Mas há tanto por fazer! Será que se consegue? Por favor não parem pois há imensas obras como esta por fazer e já em grande atrazo!
    Queremos uma cidade moderna!

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