Propomo-nos a melhorar Carnide, a melhorar a nossa freguesia! É esse o nosso objectivo e tal só será possível com a participação de todos vós que nos lêem. Queremos saber as vossas ideias e ouvir os vosso problemas, só assim fará sentido este projecto.
Temos um património riquíssimo, temos Igrejas (Igreja da Luz e Igreja de S.Lourenço), temos Conventos (Convento de Santa Teresa e Convento de S.João da Cruz), temos quintas e jardins.
Somos a génese de uma freguesia participativa, preocupada com o bem público. Pertencem á nossa freguesia diversas associações, que desenvolvem o seu trabalho sobre as mais diversas áreas.
Temos um património riquíssimo, temos Igrejas (Igreja da Luz e Igreja de S.Lourenço), temos Conventos (Convento de Santa Teresa e Convento de S.João da Cruz), temos quintas e jardins.
Somos a génese de uma freguesia participativa, preocupada com o bem público. Pertencem á nossa freguesia diversas associações, que desenvolvem o seu trabalho sobre as mais diversas áreas.
Preocupadas com a comunidade: Associação de Moradores do B.º Novo de Carnide e Quinta do Bom Nome; Associação de Residentes de Telheiras; Associação Futuro com Progresso e Moradores; Associação Promotora para o Desenvolvimento da Horta Nova; Associação de Moradores da Qtª da Luz; Associação Socorro e Amparo; Núcleo Associativo de Moradores e Amigos do Centro Histórico de Carnide; NAEE; NUPIC; WACT.
Preocupadas com a Cultura: APOIARTE; Associação Tenda; MEF; Sociedade Dramática de Carnide.
Preocupadas com o Desporto: Associação Nacional de Futebol de Rua; Clube Atlético e Cultural.
Preocupadas com a Educação: Cooperativa Horas de Sonho.
Preocupadas com as Escolas: AAAEVF.
Preocupadas com o Lazer: Centro Social Polivalente BºPadre Cruz
Preocupadas com a Saúde: Carnide Quer.
Preocupadas com a Segurança: PSP
Nós preocupamo-nos com todas estas áreas e mais ainda. Preocupamo-nos com as pessoas e com todos os seus problemas. Pretendemos que nos digam aqui o que vos preocupa, do que gostam e o que precisa de ser melhorado.
Do Bairro Padre Cruz a Telheiras, do Centro histórico ao Bairro Horta Nova. Precisamos da vossa opinião, queremos ter a vossa visão. Só assim, juntos, poderemos lutar e trabalhar com atitude para a mudança que se espera rápida e proveitosa para a nossa estimada freguesia!

Desculpem mas ao clicar em Associação de Residentes de Telheiras não há ligação. Podem resolver este problema? Era mais prático que desse ligação!
ResponderEliminarA ligação não funciona porque segundo parece o site da ART não está activo...
ResponderEliminarObrigado pela participação, contamos com a sua presença mais vezes!
Gostei da iniciativa do blog OlharCarnide.
ResponderEliminarQuantas vezes olhamos para um problema e não sabemos onde o devemos reportar? Quantas vezes reparamos num buraco no passeio ou no alcatrão, numa relva que não é tratada há mais de 6 meses e murchou, num parque infantil estragado, e não temos possibilidade para ir à Junta em hórario laboral, reportar o problema? Estes sites são optimos para isto, e a própria Junta de Freguesia devia andar 'de olho' neles, para corrigir rápidamente o que nós, moradores, sentimos que está errado, mesmo antes de nos dirigirmos lá oficilamente a pedi-lo.
Já agora, aproveito para melhorar a lista das entidades, indicando o site/blog da Associação de Moradores da Quinta da Luz: http://amquintadaluz.blogspot.com/
Parabéns pela iniciativa.
Ana Trindade
Muito obrigado por tão elogioso comentário. Mas os parabéns não fazem ainda sentido. Se conseguirmos cumprir os objectivos a que nos propomos, ai sim estaremos de parabéns. Não nós, mas todos os carnidenses!
ResponderEliminarO link já é parte da Associação de Moradores da Quinta da Luz. Obrigado pela visita, e agora o já comum volte sempre!
- Ana Trindade concordo com o que disse. Este é um local onde podem surgir contributos de cidadania. Pode ser o lugar onde a política fique de fora e valores mais altos se levantem. O espaço onde vivemos é o nosso ambiente e se ele está mal nós todos temos culpa! A mim parece-me que o que falta não são as grandes obras(até porque não há dinheiro=estamos em crise)mas sim os pormenores como este que lanço no endereço que poderão visitar: uma ideia que está em prática em Londres, o projeto "Play Me, I’m Yours" criado por Luke Jerram em que foram espalhados 30 pianos pela cidade, em lugares públicos, que podiam ser tocados por qualquer pessoa.
ResponderEliminarwww.streetpianos.com/london2009/pianos/british-library
Beijinhos para quem vier por bem!
Recebi por mail uma informação sobre as alterações que estão a ser construidas no espaço de Carnide para a parte viária. Acho que seria interessante que o "Olhar Carnide" abrisse discussão a fim de todos podermos dar e receber mais informação sobre este assunto que é do nosso interesse.
ResponderEliminarMartinha,
ResponderEliminarSe quiser pode fazer um texto sobre o assunto e enviar para o nosso e-mail. O post ATL de Carnide, por exemplo, foi enviado por uma moradora da nossa freguesia.
É isso que pretendemos. Abrir este espaço a todos os que alguma coisa pretendem dizer sobre Carnide!
Cumprimentos
Após gozo de curtas férias reparo nas obras em curso na Av. Colégio Militar, junto ao bairro onde moro, Quinta da Luz.
ResponderEliminarFiquei contente com a ideia a implementar: 1 faixa para bicicletas, deixam de haver 4 faixas de carros e passam a haver só duas e também passa a haver mais lugares de estacionamento.
Concordo plenamente que deixem de haver 4 faixas porque sendo esta avenida um espaço dentro de um bairro não há necessidade de os automóveis fazerem dela uma autoestrada ou via rápida.
Sei de muitos fregueses que esperam ansiosamente pela pista de bicicletes para a usarem diariamente e assiduamente.
Martinha,
ResponderEliminarNós neste blog temos exactamente a mesma opinião. Parece-nos esta noticia da ciclovia uma excelente noticia para a freguesia.
Vou tentar escrever, ainda hoje, um post sobre as ditas ciclovias. Quanto à falta de participação. Nós já tentamos de tudo para que o blog fosse divulgado. Até nas caixas de correio dos fregueses deixamos publicidade sobre este sítio.
Quem interessa, quem realmente se preocupa com a noss freguesia certamente participará neste espaço!
Cumprimentos
o site e uma boa ideia, mas falta debate de ideias, por exemplo o caso das obras da ciclovia, interesante verificar tantas opinioes a favor, quando sao ja tantas as opinioes contra,e de quem egoisticamente apenas quer continuar a usar o seu carro, sem se preocupar com a poluicao,continuem, digam o que pensam
ResponderEliminarAnónimo
ResponderEliminar- Concordo consigo! Estou plenamente de acordo que neste nosso Bairro (Qta Luz, Carnide, Lisboa) precisamos de menos trânsito, mais espaço pedonal, mais soluções ecológicas e modernas.
A mim parece-me que as obras em curso não são perfeitas mas são o início de uma mudança para a humanização da cidade e consequentemente do lugar onde moramos. São um nosso direito de cidadania.
Apesar de morarmos numa grande cidade precisamos de sossego, de espaço para andar sem ser a fugir dos carros e a atravessar ruas a correr porque o sinal verde não dá tempo de chegarmos ao outro lado.
Já me aconteceu ficar em pânico ao atravessar aqui a Av. Colégio Militar quando apesar do sinal estar verde para os peões quase ser atropelada!!!
Há ainda um outro problema: apesar do investimento que a Junta de Freguesia tem feito nos espaços verdes, nenhum morador se atreve a sentar-se na relva do jardim Bento Martins porque só os cães e os seus donos têm direito a usarem o espaço conspurcado por eles!
Seria um grande prazer muito grande podermos estender uma manta e brincar com as nossas crianças nesse espaço, mas, ninguém o faz porque aquela relva, tão cara a todos nós, está infecta.
martinha, tem toda a razao, nos precisamos dos nossos espacos publicos limpos para que seja possivel usufruir deles, e umas das solucoes podia passar por criar um movimento semelhante ao agora recentemente criado limpar portugal, seria o limpar carnide,onde as pessoas regularmente se juntassem para limpar a freguesia, dando o exemplo aos demais, e talvez assim as pessoas adoptassem comportamntos mais dignos de todos nos.
ResponderEliminarfica a ideia...